Seja bem vindo (a) !!!!!!!!!!!!!!!!!!

JERÔNIMO MENDONÇA - O GIGANTE DEITADO

Nem todos vão entender porque uma pagina para o Jerônimo Mendonça, pois alguns do Movimento Espírita que nem o conhecem.
Bem existem muitos pontos que colocaria aqui para explicar o porquê dessa pagina, mas o mais importante de todos, é o exemplo de vida, de resignação, de amor , de esperança e fé que ele representa e passa para todos que conheceram pessoalmente ou pelo menos para os que conhecem a sua história.
Eis aqui alguns vídeos que falam um pouco dele, primeiro do nosso amigo Divaldo Pereira, no segundo outro palestrante conhecido no meio espírita Nazereno Feitosa, na sequencia o escritor e palestrante Jamiro do Santos Filho falando de um livro que ele escreveu basiado em uma palestra do próprio Jerônimo e por fim, uma palestra do nosso Gigante Deitado.
Espero que gostem, no final da página tem uma mini- biográfia escrita desse exemplo de vida, espero que gostem e se inspirem como eu o faço sempre quando enfrento alguma dificuldade, sempre me lembro dele.
Abraços Fraternos, muita paz e luz.


----------------------------------------------------------------------


Divalado Fala de Jerônimo




Nazareno Feitoso - Palestra contando a História de Jerônimo Mendonça




 


Jamiro Santos Filho
Palestra : Jerônimo Mendonça e a formúla da felicidade


Vídeo 1



Vídeo 2



Vídeo 3



Vídeo 4





Próprio Jerônimo na Palestra : A Alegria de Viver


Vídeo 1



Vídeo 2



Vídeo 3



Vídeo 4



Vídeo 5




Jerônimo Mendonça Ribeiro nasceu em Ituitaba, rincão mineiro, no dia 1º de novembro de 1939. Penúltimo dos 09 filhos do humilde casal Altino Mendonça ( desencarnado ) e Antônia Cândida de Jesus. Cursou apenas até o 3º ano primário, muito embora mostrasse invulgar cultura e penetração espiritual, sempre que chamado a alguma posição relevante. Foi membro da respeitável Igreja Presbiteriana do Brasil até os 15 anos, quando então se encontrou com a Doutrina dos Espíritos. Jerônimo sempre deu mostras de profunda religiosidade, vazada de estranhado amor ao próximo. Aos 17 anos, gozava de invejável saúde física, chegando mesmo ao exercício do futebol, onde se revelou bom jogador, dada sua notável agilidade e altura. No entanto, empolgado pelas emoções da sadia e honesta adolescência, Jerônimo viu-se de repente abordado pelo tacão indiferente da dor que, não lhe respeitando o viço dos 18 anos e tampouco as explosões juvenis, não trepidou em desferir-lhe o golpe cruel, registrando a cicatriz de uma dolorosa artrite reumatóide, que escapou a toda e qualquer atividade médica.

Aos 19 anos, marcado pelas primeiras expressões da dor, que  se avolumariam mais tarde, foi constrangido a sacrificar os horizontes de um campo de futebol pelos limites de um par de muletas. Era comum encontrá-lo contemplativo nos estertores do Ocaso, a buscar alhures, além do sol, da lua, dos astros, aquela força que forjaria no jovem adolescente o caráter de um ancião experiente, treinado pelo sofrimento. Sim, pois à medida que a dor sulcava os seus membros físicos, atrofiando-lhe os superiores e inferiores, com o conseqüente cerrar os olhos, que se apagaram para sempre, qual vaga lumes devorados por famulento predador, ele ampliava a visão interior, buscando ver, além das aparências humanas, a realidade indiscutível de uma justiça que por todos vela, indiferente ao brasão social. Guiado por esta visão, não mediu esforços, trabalhando na construção de um centro espírita, na cidade de Ituitaba, no ano de 1970, que levou o sugestivo nome de SEAREIROS DE JESUS. Um ano depois, ergueu uma gráfica espírita, que atualmente desempenha importante papel dentro das atividades de divulgação de mensagens escritas. Nove anos mais tarde, sensibilizado pela necessidade de orientação evangélica de uma comunidade rural, fundou, na localidade que ora leva o nome de Córrego da Canoa, um outro centro, o Centro Espírita MANOEL AUGUSTO DA SILVA, em homenagem a um estremecido amigo.

Posteriormente gravou dois discos, INTIMIDADE ESPÍRITA  e OBRIGADO SENHOR, objetivando levar ao coração cansado e atribulado do povo uma mensagem de esperança e paz. Escreveu os livros. CREPÚSCULO DE UM CORAÇÃO, DE MÃOS DADAS COM JESUS, este de parceria com o amigo David Palis Júnior e NAS PEGADAS DE UM ANJO, onde Jerônimo traiu a sua extraordinária capacidade de pensador romântico, dentro das expressões eminentemente cristãs.

O presente volume, ESCALADA DE LUZ (este texto foi extraído deste citado livro), é uma compilação de  todas as suas mensagens; e ainda está trabalhando* num outro, que deverá ser editado brevemente. CADEIRA DE RODAS é o seu título. Suas mensagens encontramo-las em diversos programas de rádio em Ituitaba e São Paulo.

Todos os seus direitos autorais são doados a instituições de caridade, obras beneficentes.

Hoje*, ele está empenhado na construção da Creche Espírita POUSO DO AMANHECER, que acolherá por volta de 100 crianças.
A par de todo este trabalho, ele traz consigo uma mensagem de amor, de ânimo, que vigora o moral do ser humano, desnorteado e triste, sequioso não só de pão ou conforto, mas de paz e orientação.
Hoje*, se formos procurar Jerônimo em sua terra natal, de certo não o encontraremos com facilidade. Porque, embora os impedimentos físicos, ele percorre o Brasil, pregando o Evangelho de Jesus. Pregações convincentes, pois ele cunha as palavras com a comovedora resignação do seu corpo adestrado pelo sacrifício, e se suas conferências emocionam, seu exemplo edificante arrasta.
Quando ouço os rumores de guerras, as desgraças espreitando-nos na esquina da vida, evoco o exemplo deste homem bom, que me introduziu na Doutrina, ensinando-me a respeitar a vida, a admirar as flores e valorizar o sol, facultando-me lições que por si mesmas, são valiosos recursos de que me valerei, de que nos valeremos, na incansável escalada de luz a que estamos fadados. Lamento finalizar e coro na iminência de faltar com gratidão, na difícil tarefa de biografar o “Gigante deitado”. (apelido carinhoso de Jerônimo, por sua fortaleza espiritual).

Ituitaba, 17 de maio de 1982.

JOSÉ GERALDO OLIVEIRA DE MELO.

* na época da publicação do referido volume, Jerônimo ainda estava encarnado.

Mesmo numa cama ortopédica, depois de perder o movimento das pernas, dos braços e a visão, Jerônimo Mendonça, aquele rapazinho animado de Ituitaba, fundou dois Centros Espíritas, uma gráfica, escreveu 05 livros, gravou 02 LPs e em 1983, fundou o LAR ESPÍRITA POUSO DO AMANHECER, atendendo diariamente, desde então, 200 crianças carentes.

Concomitantemente, Jerônimo proferia palestras por todo o Brasil carregado em sua cama, na qual permaneceu por 30 anos até o seu desencarne em novembro de 1989.

Mensagem de Jerônimo Mendonça Ribeiro:

Muito obrigado, Senhor, pela beleza e
esplendor do sol; pelo poema das flores;
pela sinfonia dos pássaros; pelo alegre
sorriso das crianças; pela experiência do
ancião; pelo vigor do jovem!
Muito obrigado, Senhor, porque
posso ver, ouvir, andar, falar e cantar!
Muito obrigado, Senhor, pelo lar que me
abriga; pela escola que me instrui; pelo
trabalho honrado de cada dia; pela dor
que me educa; pelo amor que me alimenta
a alma; pela esperança de um amanhã,
melhor; pela solidão que me ensina a Te
procurar no próximo e pelas imperfeições
que ainda trago comigo. Senhor ensina-me
a ter paciência sem jamais me
acomodar com as sugestões do desânimo
e com a mentira do cansaço e muito
obrigado pela eternidade da vida e pela
certeza de que um dia estarei mais perto
do Teu coração para mais amar e viver.








Seguidores

BAÚ ESPÍRITA NO FACEBOOK

 
Baú Espírita | by TNB ©2010