Seja bem vindo (a) !!!!!!!!!!!!!!!!!!

LIVRO DOS ESPÍRITOS - 154 ANOS




HOJE, DIA 18 DE ABRIL DE 2011 COMEMORAMOS 154 ANOS DA 1ª  PUBLICAÇÃO DO LIVROS BASE DA DOUTRINA ESPÍRITA, ESTOU FALANDO JUSTAMENTE DO LIVRO DOS ESPÍRITOS.
NESSA MESMA DATA, NO MEIO DO SÉCULO 19, HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL MAIS CONHECIDO COMO ALLAN KARDEC, DESCORTINAVA ATRAVÉS DO LIVRO DOS ESPÍRITOS, A RELAÇÃO ENTRE OS DOIS PLANOS, O MATERIAL E O ESPIRITUAL.
ESSAS RELAÇÕES, ENTRE “VIVOS” E “MORTOS” NUNCA FOI NOVIDADE NA TERRA, DESDE QUE SURGIU O HOMEM COMO O CONHECEMOS, ESSA RELAÇÃO EXISTE, MAS KARDEC FOI O PRIMEIRO A TORNAR DE FORMA PUBLICA, ORGANIZADA E DE UMA MANEIRA CLARA E OBJETIVA, ESSE RELAÇÃO ATRAVÉS DO LIVRO.
DIVIDIDO EM 4 PARTES OU LIVROS, O LIVROS DOS ESPÍRITOS, SERVIU DE BASE DA DOUTRINA, SENDO QUE CADA UMA DAS SUAS DIVISÕES, SERVIU DE PILAR PARA OS OUTROS 4 LIVROS DA NOSSA CHAMADA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA OU SEJA:  PARTE DO L.E., CAUSAS PRIMEIRAS = A GÊNESE, 2ª PARTE  MUNDO ESPIRITUAL OU DOS ESPÍRITOS = LIVRO DOS MÉDIUNS, 3ª LEIS MORAIS = O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO E A 4ª PARTE ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES = O CÉU E O INFERNO,  ASSIM PODEMOS DIVIDIR O LIVRO DOS ESPÍRITOS E COLOCAR A CORRESPONDÊNCIA COM CADA LIVRO POSTERIOR DA CODIFICAÇÃO.
AS MÉDIUNS QUE SERVIRAM A ESSE TRABALHO FORAM INICIALMENTE CAROLINE E JULIE BOUDIN (RESPECTIVAMENTE, 16 E 14 ANOS À ÉPOCA), ÀS QUAIS MAIS TARDE SE JUNTOU CELINE JAPHET (18 ANOS À ÉPOCA) NO PROCESSO DE REVISÃO DO LIVRO.  .APÓS O PRIMEIRO ESBOÇO, O MÉTODO DAS PERGUNTAS E RESPOSTAS FOI SUBMETIDO A COMPARAÇÃO COM AS COMUNICAÇÕES OBTIDAS POR OUTROS MÉDIUNS FRANCESES, TOTALIZANDO EM "MAIS DE DEZ", NAS PALAVRAS DE KARDEC, O NÚMERO DE MÉDIUNS CUJOS TEXTOS PSICOGRAFADOS CONTRIBUÍRAM PARA A ESTRUTURAÇÃO DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS, PUBLICADO EM 18 DE ABRIL DE 1857, NO PALAIS ROYAL, NA CAPITAL FRANCESA.
O QUE POUCOS SABEM É QUE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS, CONTINHA APENAS  501 ITENS. SÓ A PARTIR DA SEGUNDA EDIÇÃO, LANÇADA EM 16 DE MARÇO DE 1860, COM AMPLA REVISÃO DE KARDEC MEDIANTE O CONTATO COM GRUPOS ESPÍRITAS DE CERCA DE 15 PAÍSES DA EUROPA E DAS AMÉRICAS, APARECEM AS ATUAIS 1018 PERGUNTAS E RESPOSTAS.
O PRÓPRIO ALLAN KARDEC DISSE QUE A DOUTRINA NÃO ERA UMA DOUTRINA FECHADA, QUE MUITO AINDA SERIA REVELADO E ACRESCENTADO, MAS ACREDITO QUE TEMOS QUE TER PRIMEIRO O LIVRO DOS ESPÍRITOS COMO BASE E FONTE PRIMEIRA DE CONSULTA, SEMPRE TENDO COMO REFERÊNCIA PARA OUTRAS INFORMAÇÕES QUE NOS CHEGAM NOS DIAS DE HOJE.

a fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidada – ALLAN KARDEC
Ler Mais

DEPRESSÃO




Segundo a Organização Mundial de Saúde, até o ano de 2020, a depressão será a segunda doença no mundo que mais causará desencarnes, só perdendo para doenças cardíacas que continuará em primeiro lugar. *

Sabemos que do ponto de vista clínico, não há uma causa única para depressão. Ao invés disso, a depressão é resultado de várias causas com combinação de fatores genéticos, bioquímicos, ambientais e psicológicos.

Exames de imagem do cérebro, como ressonância magnética, mostram que o cérebro da pessoa com depressão parece diferente. As partes do cérebro responsáveis pelo  humor, pensamento, apetite e comportamento não  parecem funcionar corretamente. Adicionalmente, importantes neurotransmissores (químicos que as células cerebrais usam para se comunicar) parecem desequilibrados. 
Porém, as imagens não revelam as causas da depressão.

Do ponto de vista da Doutrina Espírita, acredita-se que a depressão, é uma doença que começa na alma, própria do espírito e que reflete no corpo físico.

O espírito trás consigo, de vivências anteriores, impulsos e tendências, que reforçam os comportamentos e atitudes diante das dificuldades que a própria vida impõe. Esse padrão geralmente se repete já há algumas encarnações, fazendo parte da personalidade do espírito. Somos doentes de nós mesmos, diante das ilusões e expectativas que criamos, por vaidade e egoísmo, que geralmente não são satisfatórias, criando na própria vitimização um meio de refugio e abrigo, gerando a depressão.

Não podemos confundir a depressão com a melancolia , a primeira , mais profunda, pode durar muitos meses e até anos, causando sérios entraves para a pessoa na vida pessoal e profissional. A segunda, melancolia, é um estado de tristeza de curta duração,normal, podendo durar até algumas semanas, geralmente causados por uma perca de um ente querido, um fim de relacionamento, etc.

Ao contrário do que se pensa, a depressão não é efeito da obsessão de espíritos de baixo nível moral, mas sim ela é a causa dessas obsessões, pois quando depressivo, o individuo cria ao seu redor, padrões mentais e formas pensamentos, deixando aberto o campo psíquico para servir de instrumento desses espíritos desajustados que se ligão ao doente, pelas leis de afinidades.

Segundo Wlademir Lisso, diretor da área de Assistência Espiritual da FEESP, e autor de vários livros sobre o tema , como “Vencendo a Depressão” e “Refexões sobre a Depressão”, todos os casos de depressão devem ter o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras, e em casos mais graves, com o uso de antidepressivos, mas o tratamento espiritual é indispensável também, com passes, desobsessão, a presença em palestras especializadas no tema, juntamente com o Evangelho e o estudo da Doutrina Espírita.*

Tanto para ajudar no tratamento quanto na prevenção da depressão, podemos incluir estudos voltados para os sentimentos, reforma íntima, aprendizagem sobre si mesmo, buscando a compreensão que ainda somos espíritos em evolução, aprendizes que tem como estações do percurso, acertos e erros, derrocadas e subidas, sendo indispensável saber que novas oportunidades sempre são dadas graças a misericórdia e amor de Deus Pai, e que nossa evolução e libertação das algemas do sofrimentos depende somente de nós mesmo, mas que como a natureza não dá saltos, temos ter paciência e acima de tudo, auto perdão e amor por si também.

Fonte:
*Revista Cristã de Espiritismo nº 62 – ano IX

** Em breve, post sobre : Síndrome do Pânico na Visão Espírita



Sugestão de Livros Sobre o Tema :




1 - Depressão: abordagem médico-espírita” (São Paulo: Associação Médico-Espírita do Brasil, 2ª. edição, 2006. 192 p.)
2 - Reflexões sobre a Depressão Autor: WLADEMIR LISSO Ano: 2009 Edição: 1 Número de páginas: 220
3 - Depressão e Mediunidade Autores: Célio Alan Kardec de Oliveira; Jairo Avelar; Wanderley Soares de Oliveira e Wander Luiz de Lemos  Editora: Itapuã  Gênero: Saúde Formato: 14,0 x 21,0 cm  Páginas: 198.
4 - Vencendo a Depresão Autos Wlademir Lisso Editora: Feesp Ano: 2006 Edição: 4 Número de páginas: 159 
Editora: EBM
Ler Mais

Perispírito Parte 1



 Do grego peri = entorno e do latim spiritus = alma, Allan Kardec criou a palavra perispirito, para designar o corpo fluídico que envolve o espírito.
Os espíritos dizem a Kardec nas perguntas 93 e 95 o espírito é envolvido por uma substância vaporosa mas ainda bastante grosseira, entretanto vaporosa suficiente para poder se elevar na atmosfera e transportar-se ande queira. Dizem ainda que esse corpo perispíritual pode ter a forma que o Espírito quiser é assim que eles nos aparecem algumas vezes, em sonhos, no estado de vigília e que pode se tornar visível e mesmo palpável.
Já na pergunta 135 do mesmo Livro dos Espíritos, Kardec pergunta se há alguma outra coisa no homem além do espírito e do corpo material, no que os Espíritos da Codificação respondem :  
135. Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo?
“Há o laço que liga a alma ao corpo.”
135 a) — De que natureza é esse laço? “Semimaterial, isto é, de natureza intermédia entre o Espírito e o corpo. É preciso que seja assim para que os dois se possam comunicar um com o outro. Por meio desse laço é que o Espírito atua sobre a matéria e reciprocamente.” O homem é, portanto, formado de três partes essenciais:
1º — o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
2º — a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;
3º — o princípio intermediário, ou  perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tal, num fruto, o gérmen, o perisperma e a casca.
Podemos dizer que o espírito, mesmo em diferentes graus de evolução, tem sempre como envoltório o perispírito, cuja a natureza se eteriza ou seja, se torna de matéria mais sutil , a medida que ele se deputa e se eleva na hierarquia espiritual. O perispírito faz, portanto, parte integrante do Espírito, como o corpo o faz do homem.
Porém, o perispírito, só por só, não é o Espírito, do mesmo modo que só o corpo não constitui o homem, porquanto o perispírito não pensa. Ele é para o Espírito o que o corpo é para o homem: o agente ou instrumento de sua ação.
O perispírito também serve de forma para o corpo físico, ou seja, quando o espírito esta reencarnado, seu corpo físico vai usar como molde o seu perispirito, já que esse também é uma espécie de arquivo, onde ficam gravadas, nossas experiências, culpas e dificuldades, e que vão ter importância relevante nas provas  e expiações nas quais o corpo físico vai também desempenha seu papel.
O assunto perispírito é um dos assuntos mais vastos dentro do estudo da doutrina espírita, necessitando então de vários posts para desenvolve-lo mais amplamente, por isso a promessa de novos posts no futuro.

Fonte: Livro dos Espíritos, Livro dos Mediuns, Espiritismo, uma visão panorâmica.
Ler Mais

Seguidores

BAÚ ESPÍRITA NO FACEBOOK

 
Baú Espírita | by TNB ©2010