Seja bem vindo (a) !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Almas Gêmeas


Afinal, existem  almas gêmeas? Almas que se completam, o que vulgarmente descrevemos como duas metades de uma laranja?

A idéia que fazemos sobre almas gêmeas é erronia e equivocada, se levarmos justamente a expressão ao pé da letra. Seria inconcebível imaginarmos que Deus em sua justiça e sabedoria divinas, criaria dois espíritos destinados um ao outro, que dependeriam da convivência  um do outro para poderem  se completarem., pois sabemos que cada espírito é uma individualidade,e responsável único pelo adiantar  ou estacionar de sua  evolução.

Kardec , nos livros dos Espíritos nas questões de nº 291 a 303, no cap. “ Relações de simpatia e antipatia entre os espíritos” nos dá um panorama dessas relações, inclusive sobre “metades eternas”

 298. As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, nalguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia reunirá? 
"Não; não há união particular e fatal, de duas almas. A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males dos humanos; da concórdia resulta a completa felicidade".

E na nº 298 , os Espíritos completam
299. Em que sentido se deve entender a palavra metade, de que alguns Espíritos se servem para designar os Espíritos simpáticos? 
"A expressão é inexata. Se um Espírito fosse a metade do outro, separados    os dois,  estariam ambos incompletos".

Fica bem claro nessas duas  questões  que dois espíritos não foram criados predestinados a se unirem e se completarem. No mesmo capítulo na questão anterior a essas, os Espíritos Benfeitores explicam a Kardec sobre essa simpatia e amor que espíritos afins se consagram:

297. Continua a existir sempre, no mundo dos Espíritos, a afeição mútua que dois seres se consagraram na Terra? 
"Sem dúvida, desde que originada de verdadeira simpatia. Se, porém, nasceu principalmente de causas de ordem física, desaparece com a causa. As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e duráveis do que na Terra, porque não se acham   subordinadas   aos caprichos dos interesses materiais e do amor-próprio".
E finalmente nas questão de numero 386 do cap. 7 do livro II no item simpatias e antipatias terrenas, temos a resposta que explica um dos motivos que nos espíritos encarnados, ainda em jornada evolutiva nos confundimos e acreditamos em almas gêmeas:

386. Podem dos seres, que se conheceram e estimaram, encontrar-se noutra existência corporal e reconhecer-se? 
"Reconhecer-se, não. Podem, porém, sentir-se atraídos   um   para o outro. E, freqüentemente, diversa não é a causa de íntimas ligações fundadas em sincera afeição. Um do outro dois seres se aproximam devido a circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que na realidade resultam da atração de dois Espíritos, que se buscam reciprocamente por entre a multidão




O certo é que dois espíritos que se simpatizam, por pensamentos e objetivos elevados, em busca da evolução, e movidos pelo amor fraterno que os aproxima, amor esse que é o principio do amor que todos os espíritos devem nutrir entre si um dia, os levam a procurar provas e experiências comuns, um impulsionando o outro, auxiliando, motivando, aquele que alcançou um degrau maior estendo a mão ao outro, para que juntos possam progredir cada vez mais, rumo a perfeição relativa e ao amor puro e sublime que somente os espíritos mais próximos de Deus conhecem.

Abraços Fraternos


Ler Mais

Dia de Finados

Dia de finados é o dia onde milhões  de pessoas vão aos cemitérios  visitar os túmulos onde estão enterrados o corpo material do qual os entes queridos se utilizaram nessa ultima encarnação.

Desde o  século 1 os cristãos rezam pelos seus falecidos, sendo que somente no século 13 é que a data 2 de novembro foi oficializada como dia de finados, isso porque, no dia 1º de novembro é comemorado o dia de Todos os Santos, que são os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.

Para o Espiritismo, o dia de Finados, tem apenas a importância de que , em alguns casos, os desencarnados, são lembrados e a eles  feitas  preces  somente neste dia. Sabemos que dependendo do estado em que o espírito desencarnou, ele se encontra pertubado, até mesmo mantendo a mesma rotina de quando encarnado, indo trabalhar, procurando os lugares que tinha o habito de freqüentar,  etc...  e quanto mais preces receber, mais facilmente vai reconhecer seu estado de espírito desencarnado e assim poder continuar sua vida após a vida.

Nós espíritas  não costumamos  fazer essas visitas a cemitérios e túmulos, e nem colocar flores e velas, pois acreditamos que são nossas preces e bons pensamentos que levam alguma “luz” para os espíritos desencarnados  e esses podem ser feitos em qualquer lugar e há qualquer hora, mas também não criticamos, pois vemos tal visita como um ato de amor e caridade para nossos irmãos desencarnados. Lembrando que a maioria dos espíritos não ficam ou “residem” nos cemitérios, são  atraídos até lá justamente pelo força de nossos pensamentos.

Devemos o respeitar a crença , a religião e acima de tudo a dor de outras pessoas, que nesse dia relembram dos parentes e entes queridos que estão apenas estagiando e se recuperando no plano espiritual, para que um dia possam novamente reencarnar para mais uma etapa de evolução, muitas vezes reencarnado no seio da mesma família terreste.

Que não nos esqueçamos jamais de fazer nossas preces e vibrações positivas a esses  nossos irmãozinhos desencarnados e que eles as recebam e possam se refazer e continuar a jornada que todos nós já fizemos e ainda vamos fazer muitas vezes.

Abraços Fraternos
Ler Mais

Seguidores

BAÚ ESPÍRITA NO FACEBOOK

 
Baú Espírita | by TNB ©2010